O Marint é um projeto piloto que tem como objetivo convidá-lo a participar da programação de TV. Isso mesmo, através do computador queremos que você prepare vídeos que falem da sua comunidade e que sejam enviados pela Internet para a UFSC TV (cabo) e TV Cultura de Santa Catarina (canal aberto) - emissoras de Florianópolis - integrando a programação.

É o que chamamos de “Produção Interativa de TV”. Uma alternativa, quem sabe, para a TV digital brasileira.

Nessa futura TV, além de assistir aos canais, as pessoas vão poder trocar e-mails, fazer compras, movimentações bancárias... Vão receber o sinal e também enviar informações pela TV.

Mas, nós queremos uma participação mais efetiva, ou seja, que o telespectador possa produzir, participar do conteúdo e não apenas escolher o que assistir.

Nesse projeto piloto já participaram estudantes da Escola Básica Municipal Professora Dilma Lúcia dos Santos, da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis e da Escola Estadual Engenheiro Alvaro Catão, do bairro Divinéia, em Imbituba, SC.

Eles aprenderam a operar uma câmera de vídeo, a editar (selecionar os trechos de vídeo) pelo computador e - como ainda não existe a TV digital – a enviar os vídeos pela Internet. Então os vídeos que eles produziram foram recebidos na emissora (baixados) e depois apresentados na TV. Foram produzidos dois programas

Os estudantes da Armação participaram do primeiro programa, exibido em 23 de março de 2004, dia do aniversário de Florianópolis. Foram cinco pequenos vídeos. Cada um com um minuto, em média, de duração. Eles foram ao ar junto com o documentário “Volta à Ilha em 16 mm”, trabalho de conclusão do Curso de Jornalismo da UFSC de Luiz Tasso Neto. O documentário mostra imagens antigas de Florianópolis, feitas no final dos anos 30 e início dos anos 40 por Edla von Wangenheim. Como as imagens retratam a Ilha de Santa Catarina há mais de 60 anos, os estudantes da Armação foram perguntar aos velhos moradores do bairro onde moram como era viver naquela época. Então, ao final de cada bloco do programa, foi inserido um pequeno vídeo dos estudantes.

No programa seguinte participaram estudantes das duas escolas. O tema foi a caça à baleia, assunto que tem a ver com a história das duas comunidades. Tanto em Imbituba como na Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, foi comum a caça à baleia até o final dos anos 60 e início dos anos 70. A caça começou ainda no tempo do Brasil colônia. E em busca das informaçõe sobre as baleias eles descobriram muitas histórias de pescadores e de outras pessoas dos dois bairros, gente que caçava baleia, gente que ajudava a derreter a banha para fazer o óleo. Óleo que era utilizado nas construções, na iluminação das casas. Descobriram muita coisa e mostraram isso tudo na TV no dia 29 de maio de 2004. O programa mostrou também como tudo foi realizado: as entrevistas, a edição, a transmissão pela Internet, enfim, todo o processo de "Produção Interativa de TV".

Nesse site são apresentadas todas essas etapas, com algumas noções básicas de como utilizar uma câmera digital de vídeo; como editar no computador e como enviar para a emissora de TV, ou seja, como participar da programação. No link abaixo - "O Programa na TV" -você pode assistir aos dois programas. Este projeto quer contribuir para que se torne realidade a participação comunitária na futura TV Digital Interativa.